A certificação é um dos mecanismos de Avaliação da Conformidade (AC) e pode ser aplicada a produtos, processos, serviços ou sistemas de gestão. Uma vez certificada, a empresa terá no seu certificado as informações, de forma clara, de tudo aquilo que foi avaliado.
Certificação tem a ver também com INDEPENDÊNCIA. Para que seja validado, é preciso que a empresa avaliadora não esteja envolvida diretamente com o que é produzido na empresa que está sendo certificada. Ou seja, se uma empresa apresenta um certificado que avaliou a própria gestão, não significa que os produtos são certificados. Se os produtos foram avaliados para atestar a sua segurança, não significa desempenho. Estes atributos, segurança e desempenho, dependem de auditoria externa.
Para garantir esta independência e imparcialidade, a ABSOLAR optou por designar organismos de certificação tradicionais. Segundo o Inmetro, a avaliação da conformidade – que inclui a certificação e outros mecanismos de avaliação – possui objetivos e princípios que são adotados pelas empresas independentes, que fazem avaliações.
São objetivos da Avaliação de Conformidade:
- Informar e proteger o consumidor em particular quanto a saúde, segurança e meio ambiente;
- Propiciar a concorrência justa;
- Estimular a melhoria contínua da qualidade;
- Facilitar o comércio internacional e fortalecer o mercado interno.
Princípios básicos do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade:
- Confidencialidade;
- Imparcialidade;
- Isenção;
- Acessibilidade (a todos os interessados e com igual tratamento);
- Transparência;
- Independência;
- Divulgação;
- Educação e conscientização dos diferentes segmentos da sociedade.
Fonte: www.inmetro.gov.br
Mas afinal, por que se certificar?
Para mostrar que a sua empresa entrega CONFIABILIDADE, garantindo qualidade e segurança no que oferece, além de FAZER A DIFERENÇA NO MERCADO, ou seja:
- Reconhecimento da empresa com diferencial comercial;
- Mais confiança do cliente;
- Melhoria da qualidade dos produtos e serviços;
- Demonstração de solidez e confiabilidade;
- Marca de credibilidade ABSOLAR.